quinta-feira, 8 de julho de 2010

O jogo da vida

Esse é o texto de portugues que eu falei que ia postar. O tema era: metafora: jogo x vida

O jogo da vida




A vida é um jogo. Um jogo onde todos devem cumprir regras, enfrentar desafios e vencer. Mas não são todos que vencem. A vida nos oferece coisas boas e ruins, coisas alegres e tristes e o dever de escolher qual dessas coisas queremos está conosco. Como no jogo, há pessoas que optam pelas melhores coisas e outras que se deixam cair em tentação.

No começo do jogo/vida ainda não temos a capacidade de discernir, por isso as pessoas que nos rodeiam auxiliam nas nossas escolhas. O começo da vida é um tempo puro, onde ainda não sabemos o que é o bem e o que é o mal.

Esse jogo da vida é difícil de jogar: temos momentos bons e divertidos; tristes e horríveis. Quem não tem a inteligência de tocar a bola para frente, sai do jogo. O jogo ainda nos proporciona brigas, essas temos de ter pulso forte para superá-las, pois elas acontecem naturalmente nesse jogo.

Quando estamos “marcados” pela insegurança, ódio, tristeza ou solidão recorremos a um companheiro inigualável: o amigo. Amigo, no jogo da vida é aquele ser que está conosco sempre que necessitamos; aquele que sabe dos nossos problemas angustias e anseios.

Os únicos seres mais importantes do que o amigo são os pais. Esses sim devemos tudo o que temos por eles. Foram/São eles que trocaram nossas fraldas, que nos amaram, nos amamentaram, nos ensinaram, defenderam, ajudaram, e outras tantas coisas...

Esse jogo de 90 minutos às vezes nos derruba. Às vezes nossos entes queridos são substituídos antes do jogo acabar. E aí, quando percebemos o quanto esses eram significativos, damos valor a eles. Ou seja, devemos aproveitar cada momento junto com quem amamos.

No jogo da vida o objetivo é fazer gols. Esses gols são nossas conquistas, nossas premiações. Fazemos gols quando nos formamos, casamos, ajudamos, damos valor, e vários outros momentos.

Mas o pior desse jogo é que ninguém sai vivo. Todos um dia serão substituídos. A hora da substituição só Deus sabe.

Por todos esses motivos devemos jogar esse jogo da forma mais agradável, pois um dia ele acaba de uma hora pra outra.

by: Bruno

Nenhum comentário:

Leia mais: http://tutorialparatudo.blogspot.com/2010/02/paginas-numeradas-no-blogger-novo_26.html#ixzz1DDCemTWV Under Creative Commons License: Attribution